segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Curiosidade sobre o Casamento: Como surgiu o casamento!

Hoje conhecido com o símbolo de amor e união, mas nem sempre foi assim.
Todo o ritual que envolve a união de duas pessoas que se amam, surgiu na Roma antiga.Não é possível datar exatamente quando o hábito surgiu, mas os registros históricos apontam para o fato de que as mulheres vestiam-se especialmente para esta ocasião. Prendiam flores brancas (símbolo de felicidade e longa vida) e ramos de espinheiro (que afasta os maus espíritos) aos cabelos e se perfumavam com ervas aromáticas.
A partir dai, virou uma tradição e o figurino da noiva foi ganhando novos símbolos, entre eles o véu, uma referência à deusa Vesta (da honestidade), que na mitologia greco-romana era a protetora do lar.
O principal motivo na época para casar era o dote, uma maneira rápida e segura de enriquecer. Outro motivo bastante comum era o de gerar filhos legítimos, que recolheriam a sucessão e perpetuariam o "corpo cívico", os cidadãos.
No início não era obrigatório ter a bênção de um sacerdote. Este costume só foi oficializado depois do Concílio de Trento, no século XVI. Já o casamento civil só surgiu bem depois, em 1650, na Inglaterra.
Avançados para sua época, foram os romanos também os primeiros a propor uma união "de direito", instituindo a monogamia e a liberdade da noiva se casar espontaneamente, diante de juízes, testemunhas e com as garantias da lei.
E graças a Deus hoje, você tem a possibilidade de escolher seu marido, seu casamento, sua religião, sua casa e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário